Os brinquedos estão disponíveis às crianças em todos os momentos;
• Os brinquedos são guardados em locais de livre acesso às crianças;
• Os brinquedos são guardados com carinho, de forma organizada;
• As rotinas da creche são flexíveis e reservam períodos longos para as brincadeiras livres das crianças;
• As famílias recebem orientação sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil;
• Ajudamos as crianças a aprender a guardar os brinquedos nos lugares apropriados;
• As salas onde as crianças ficam estão arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas;
• Ajudamos as crianças a aprender a usar brinquedos novos;
• Os adultos também propõem brincadeiras às crianças;
• Os espaços externos permitem as brincadeiras das crianças;
• As crianças maiores podem organizar os seus jogos de bola, inclusive futebol;
• As meninas também participam de jogos que desenvolvem os movimentos amplos: correr, jogar, pular;
• Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem;
• Os adultos também acatam as brincadeiras propostas pelas crianças.
• Os brinquedos são guardados em locais de livre acesso às crianças;
• Os brinquedos são guardados com carinho, de forma organizada;
• As rotinas da creche são flexíveis e reservam períodos longos para as brincadeiras livres das crianças;
• As famílias recebem orientação sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil;
• Ajudamos as crianças a aprender a guardar os brinquedos nos lugares apropriados;
• As salas onde as crianças ficam estão arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas;
• Ajudamos as crianças a aprender a usar brinquedos novos;
• Os adultos também propõem brincadeiras às crianças;
• Os espaços externos permitem as brincadeiras das crianças;
• As crianças maiores podem organizar os seus jogos de bola, inclusive futebol;
• As meninas também participam de jogos que desenvolvem os movimentos amplos: correr, jogar, pular;
• Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem;
• Os adultos também acatam as brincadeiras propostas pelas crianças.
Nossas crianças têm direito à atenção individual
• Chamamos sempre as crianças por seu nome;
• Observamos as crianças com atenção para conhecermos melhor cada uma delas;
• O diálogo aberto e contínuo com os pais nos ajuda a responder às necessidades individuais da criança;
• A criança é ouvida;
• Sempre procuramos saber o motivo da tristeza ou do choro das crianças;
• Saudamos e nos despedimos individualmente das crianças na chegada e saída da creche;
• Conversamos e somos carinhosos com as crianças no momento da troca de fraldas e do banho;
• Comemoramos os aniversários de nossas crianças;
• Crianças muito quietas, retraídas, com o olhar parado, motivam nossa atenção especial;
• Aprendemos a lidar com crianças mais agitadas e ativas sem discriminá-las ou puni-las;
• Aprendemos a lidar com preferências individuais das crianças por alimentos;
• Ficamos atentos à adequação de roupas e calçados das crianças nas diversas situações;
• Damos suporte às crianças que têm dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos;
• Procuramos respeitar as variações de humor das crianças;
• Procuramos respeitar o ritmo fisiológico da criança: no sono, nas evacuações, nas sensações de frio e calor;
• Crianças com dificuldades especiais recebem apoio para participar das atividades e brincar com os colegas;
• Nossas crianças têm direito a momentos de privacidade e quietude;
• Evitamos usar e que as crianças usem apelidos que discriminem outras crianças;
• Procuramos analisar porque uma criança não está bem e encaminhá-la à orientação especializada quando necessário.
• Observamos as crianças com atenção para conhecermos melhor cada uma delas;
• O diálogo aberto e contínuo com os pais nos ajuda a responder às necessidades individuais da criança;
• A criança é ouvida;
• Sempre procuramos saber o motivo da tristeza ou do choro das crianças;
• Saudamos e nos despedimos individualmente das crianças na chegada e saída da creche;
• Conversamos e somos carinhosos com as crianças no momento da troca de fraldas e do banho;
• Comemoramos os aniversários de nossas crianças;
• Crianças muito quietas, retraídas, com o olhar parado, motivam nossa atenção especial;
• Aprendemos a lidar com crianças mais agitadas e ativas sem discriminá-las ou puni-las;
• Aprendemos a lidar com preferências individuais das crianças por alimentos;
• Ficamos atentos à adequação de roupas e calçados das crianças nas diversas situações;
• Damos suporte às crianças que têm dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos;
• Procuramos respeitar as variações de humor das crianças;
• Procuramos respeitar o ritmo fisiológico da criança: no sono, nas evacuações, nas sensações de frio e calor;
• Crianças com dificuldades especiais recebem apoio para participar das atividades e brincar com os colegas;
• Nossas crianças têm direito a momentos de privacidade e quietude;
• Evitamos usar e que as crianças usem apelidos que discriminem outras crianças;
• Procuramos analisar porque uma criança não está bem e encaminhá-la à orientação especializada quando necessário.
Nossas crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante.
• Arrumamos com capricho e criatividade os lugares onde as crianças passam o dia;
• Nossas salas são claras, limpas e ventiladas;
• Não deixamos objetos e móveis quebrados nos espaços onde as crianças ficam;
• Mantemos fora do alcance das crianças produtos potencialmente perigosos;
• As crianças têm lugares agradáveis para se recostar e desenvolver atividades calmas;
• As crianças têm direito a lugares adequados para seu descanso e sono;
• Nossa creche demonstra seu respeito às crianças pela forma como está arrumada e conservada;
• Nossa creche sempre tem trabalhos realizados pelas crianças em exposição;
• Quando fazemos reformas na creche nossa primeira preocupação é melhorar os espaços usados pelas crianças;
• Quando fazemos reformas tentamos adequar a altura das janelas, os equipamentos e os espaços de circulação às necessidades de visão e locomoção das crianças;
• Nossa equipe procura desenvolver relações de trabalho cordiais e afetivas;
• Procuramos tornar acolhedor o espaço que usamos para receber e conversar com as famílias;
• Procuramos garantir o acesso seguro das crianças à creche;
• Lutamos para melhorar as condições de segurança no trânsito nas proximidades da creche.
Nossas crianças têm direito ao contato com a natureza
- Nossa creche procura ter plantas e canteiros em espaços disponíveis;
- Nossas crianças têm direito ao sol;
- Nossas crianças têm direito de brincar com água;
- Nossas crianças têm oportunidade de brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza;
- Sempre que possível levamos os bebês e as crianças para passear ao ar livre;
- Nossas crianças aprendem a observar, amar e preservar a natureza;
- Incentivamos nossas crianças a observar e respeitar os animais;
- Nossas crianças podem olhar para fora através de janelas mais baixas e com vidros transparentes;
- Nossas crianças têm oportunidade de visitar parques, jardins e zoológicos;
- Procuramos incluir as famílias na programação relativa à nature
Nossas crianças têm direito à higiene e à saúde
- Nossas crianças têm direito de manter seu corpo, cuidado, limpo e saudável;
- Nossas crianças aprendem a cuidar de si próprias e assumir responsabilidades em relação à sua higiene e saúde;
- Nossas crianças têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento;
- O espaço externo da creche e o tanque de areia são limpos e conservados periodicamente de forma a prevenir contaminações;
- Nossas crianças têm direito à prevenção de contágios e doenças;
- Lutamos para melhorar as condições de saneamento nas vizinhanças da creche;
- Acompanhamos com as famílias o calendário de vacinação das crianças;
- Acompanhamos o crescimento e o desenvolvimento físico das crianças;
- Mantemos comunicação com a família quando uma criança fica doente e não pode frequentar a creche;
- Procuramos orientação nos serviços básicos de saúde para a prevenção de doenças contagiosas existentes no bairro;
- Procuramos orientação especializada para o caso de crianças com dificuldades físicas, psico-afetivas ou problemas de desenvolvimento;
- Sempre que necessário encaminhamos as crianças ao atendimento de saúde disponível ou orientamos as famílias para fazê-lo;
- O cuidado com a higiene não impede a criança de brincar e se divertir;
- Damos o exemplo para as crianças, cuidando de nossa aparência e nossa higiene pessoal.
Nossas crianças têm direito a uma alimentação sadia
- Preparamos os alimentos com capricho e carinho;
- Nossas crianças têm direito a um ambiente tranqüilo e agradável para suas refeições;
- Planejamos alimentos apropriados para as crianças de diferentes idades;
- Permitimos que meninos e meninas participem de algumas atividades na cozinha, sempre que possível;
- Procuramos respeitar preferências, ritmos e hábitos alimentares individuais das crianças;
- Procuramos diversificar a alimentação das crianças, educando-as para uma dieta equilibrada e variada;
- Incentivamos as crianças maiorzinhas a se alimentarem sozinhas;
- A água filtrada está sempre acessível às crianças;
- Incentivamos a participação das crianças na arrumação das mesas e dos utensílios, antes e após as refeições;
- Nossa cozinha é limpa e asseada;
- Nossa despensa é limpa, arejada e organizada;
- Valorizamos o momento da mamadeira, segurando no colo os bebês e demonstrando carinho para com eles;
- Ajudamos os pequenos na transição da mamadeira para a colher e o copo;
- Procuramos sempre incluir alimentos frescos nos cardápios;
- Procuramos manter uma horta, mesmo pequena, para que as crianças aprendam a plantar e cuidar das verduras;
- As famílias são informadas sobre a alimentação da criança e suas sugestões são bem recebidas.
Nossas crianças têm direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão
- Nossas crianças têm direito de aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza;
- Valorizamos nossas crianças quando tentam expressar seus pensamentos, fantasias e lembranças;
- Nossas crianças têm oportunidade de desenvolver brincadeiras e jogos simbólicos;
- Nossas crianças têm oportunidade de ouvir músicas e de assistir teatro de fantoches
- Nossas crianças são incentivadas a se expressar através de desenhos, pinturas, colagens e modelagem em argila;
- Nossas crianças têm direito de ouvir e contar histórias;
- Nossas crianças têm direito de cantar e dançar;
- Nossas crianças têm livre acesso a livros de história, mesmo quando ainda não sabem ler;
- Procuramos não deixar as perguntas das crianças sem resposta;
- Quando não sabemos explicar alguma coisa para as crianças, sempre que possível procuramos buscar informações adequadas e trazê-las posteriormente para elas;
- Sempre ajudamos as crianças em suas tentativas de compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta;
- Não reprimimos a curiosidade das crianças pelo seu corpo;
- Não reprimimos a curiosidade sexual das crianças;
- Bebês e crianças bem pequenas aproveitam a companhia de crianças maiores para desenvolver novas habilidades e competências;
- Crianças maiores aprendem muito observando e ajudando a cuidar de bebês e crianças pequenas;
- Não deixamos nossas crianças assistindo televisão por longos períodos;
- As famílias são informadas sobre o desenvolvimento de suas crianças.
Nossas crianças têm direito ao movimento em espaços amplos
- Nossas crianças têm direito de correr, pular e saltar em espaços amplos, na creche ou nas suas proximidades;
- Nossos meninos e meninas têm oportunidade de jogar bola, inclusive futebol;
- Nossos meninos e meninas desenvolvem sua força, agilidade e equilíbrio físico nas atividades realizadas em espaços amplos;
- Nossos meninos e meninas, desde bem pequenos, podem brincar e explorar espaços externos ao ar livre;
- Nossas crianças não são obrigadas a suportar longos períodos de espera;
- Os bebês não são esquecidos no berço;
- Os bebês têm direito de engatinhar;
- Os bebês têm oportunidade de explorar novos ambientes e interagir com outras crianças e adultos;
- As crianças pequenas têm direito de testar seus primeiros passos fora do berço;
- Reservamos espaços livres cobertos para atividades físicas em dias
de chuva; - Organizamos com as crianças aquelas brincadeiras de roda que aprendemos quando éramos pequenos;
- Procuramos criar ocasiões para as famílias participarem de atividades
ao ar livre com as crianças.
Nossas crianças têm direito à proteção, ao afeto e à amizade.
- Nossas crianças sabem que são queridas quando percebem que suas famílias são bem-vindas e respeitadas na creche;
- Nossa creche respeita as amizades infantis;
- Nossa creche valoriza a cooperação e a ajuda entre adultos e crianças;
- Nossas crianças encontram conforto e apoio nos adultos sempre que precisam;
- Procuramos entender porque a criança está triste ou chorando;
- Procuramos ajudar as pessoas da equipe quando enfrentam problemas pessoais sérios;
- Procuramos não interromper bruscamente as atividades das crianças;
- Evitamos situações em que as crianças se sintam excluídas;
- Evitamos comentar assuntos relacionados com as crianças e seus
familiares na presença delas; - Nossas crianças, mesmo quando brincam autonomamente, não ficam sem a proteção e o cuidado dos adultos;
- Conversamos e brincamos com os bebês quando estão acordados;
- Nossas crianças recebem atenção quando nos pedem ou perguntam alguma coisa;
- Procuramos proteger as crianças de eventuais agressões dos colegas;
- Ajudamos as crianças a desenvolver seu auto-controle e aprender a lidar com limites para seus impulsos e desejos;
- Explicamos as crianças os motivos para comportamentos e condutas que não são aceitos na creche;
- Nunca deixamos de procurar entender e tomar providências quando nossas crianças aparecem na creche machucadas e amedrontadas.
Nossas crianças têm direito a expressar seus sentimentos
- Nossas crianças têm direito à alegria e à felicidade;
- Nossos meninos e meninas têm direito a expressar tristeza e frustração;
- Procuramos ensinar meninos e meninas como expressar e lidar com seus sentimentos e impulsos;
- Procuramos sempre enfrentar as reações emocionais das crianças com carinho e compreensão;
- Procuramos sempre entender as reações das crianças e buscar orientação para enfrentar situações de conflito;
- O bem-estar físico e psicológico das crianças é um de nossos objetivos
principais; - Ajudamos as crianças a desenvolver sua autonomia;
- Sempre conversamos com as crianças sobre suas experiências em casa e no bairro;
- Nossas crianças podem, sempre que querem, procurar e ficar perto de seus irmãozinhos que também estão na creche;
- Nossas crianças expressam seus sentimentos através de brincadeiras, desenhos e dramatizações;
- A manifestação de preconceitos de raça, sexo ou religião nos mobiliza para que procuremos incentivar atitudes e comportamentos mais igualitários na creche.
Nossas crianças têm direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche
- As crianças recebem nossa atenção individual quando começam a freqüentar a creche;
- As mães e os pais recebem uma atenção especial para ganhar confiança e familiaridade com a creche;
- Nossas crianças têm direito à presença de um de seus familiares na creche durante seu período de adaptação;
- Nosso planejamento reconhece que o período de adaptação é um momento muito especial para cada criança, sua família e seus educadores;
- Nosso planejamento é flexível quanto a rotinas e horários para as crianças em período de adaptação;
- Nossas crianças têm direito de trazer um objeto querido de casa para ajudá-las na adaptação à creche: uma boneca, um brinquedo, uma chupeta, um travesseiro;
- Criamos condições para que os irmãozinhos maiores que já estão na creche ajudem os menores em sua adaptação à creche;
- As mães e os pais são sempre bem-vindos à creche;
- Reconhecemos que uma conversa aberta e franca com as mães e os pais é o melhor caminho para superar as dificuldades do período de adaptação;
- Observamos com atenção a reação dos bebês e de seus familiares durante o período de adaptação;
- Nunca deixamos crianças inseguras, assustadas, chorando ou apáticas, sem atenção e carinho;
- Nossas crianças têm direito a um cuidado especial com sua alimentação
durante o período de adaptação; - Observamos com cuidado a saúde dos bebês durante o período de adaptação..
Nossas crianças têm direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa
- Nossas crianças têm direito a desenvolver sua auto-estima;
- Meninos e meninas têm os mesmos direitos e deveres;
- Nossas crianças, negras e brancas, aprendem a gostar de seu corpo e de sua aparência;
- Respeitamos crenças e costumes religiosos diversos dos nossos;
- Nossas crianças não são discriminadas devido ao estado civil ou à profissão de seus pais;
- A creche é um espaço de criação e expressão cultural das crianças, das famílias e da comunidade;
- Nossas crianças, de todas as idades, participam de comemorações e festas tradicionais da cultura brasileira: carnaval, festas juninas, natal, datas especiais de nossa história;
- Nossas crianças visitam locais significativos de nossa cidade, sempre que possível: parques, museus, jardim zoológico, exposições;
- Nossas crianças visitam locais significativos do bairro, sempre que possível: a padaria, uma oficina, a praça, o corpo de bombeiros, um quintal;
- Estimulamos os pais a participar ativamente de eventos e atividades na creche.
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